
| Soluções

Transporte de Hemocomponentes e Bolsas de Sangue
O transporte de hemocomponentes (como concentrado de hemácias, plasma fresco congelado, plaquetas, crioprecipitado) e bolsas de sangue é uma das áreas mais sensíveis e críticas da logística em saúde.
E a Logbio é especialista no transporte e manuseio desses tipos de produtos.
Seguindo toas as normas bem como as boas práticas dessa atividade, a LogBio segue à risca todas as portarias que regulamentam a execução desse transporte:
-
Portaria Conjunta ANVISA/Ministério da Saúde nº 370/2014
-
RDC nº 34/2014
-
RDC nº 20/2014
-
Portaria GM/MS nº 158/2016
Dentre os pontos de observações a serem destacados, é importante deixar registrado que a LogBio possui todos os alvarás, licenças e certificações para execução da atividade, sendo os principais:
-
Autorização de Funcionamento (AFE): A transportadora precisa ter AFE da ANVISA para transportar produtos para a saúde, o que inclui hemocomponentes. Para transporte interestadual, o serviço de hemoterapia remetente também necessita de uma autorização específica da ANVISA.
-
Qualificação e Validação: Todos os equipamentos (caixas térmicas, refrigeradores, dataloggers) devem ser qualificados e, se necessário, calibrados periodicamente. A logística de transporte deve ser validada para garantir que as condições necessárias sejam mantidas.
-
Biossegurança: O transporte deve seguir normas rigorosas de biossegurança para minimizar riscos de exposição a agentes infecciosos em caso de avarias nas bolsas. Profissionais devem ser treinados para manuseio seguro.
-
Acondicionamento: Para bolsas de hemocomponentes prontas para transfusão, são exigidos recipientes rígidos, com fechamento seguro e em condições de conservação adequadas. Para amostras, o conceito de embalagem tríplice (primária, secundária e externa) é uma boa prática para proteger a integridade e evitar vazamentos.

.png)











